Suape moderniza fiscalização de carga, com apoio da Sefaz
O Porto de Suape e a Sefaz (Secretaria da Fazenda) assinaram um convênio para a implantação de um sistema eletrônico de apoio à fiscalização de cargas. A tecnologia consiste na pesagem dinâmica dos caminhões em movimento.
Rui Ribeiro, Presidente da DSA Soluções e Softwares, afirmou que o sistema é pioneiro em portos brasileiros e gerará benefícios em curto e médio prazo. “Já nos primeiros dias de funcionamento a retenção de caminhões no Posto será reduzida, e em pouco tempo eliminada”, detalha.
“Hoje, são aproximadamente dois mil caminhões passando no Posto diariamente. Daqui a três ou cinco anos, serão cinco mil, e daqui a dez anos, serão entre 12 e 15 mil. O Porto e a Fazenda precisam de um sistema que efetivamente dê o controle de cargas a partir do peso e do tipo de caminhão”, ressaltou.
Dinâmica
Com o novo sistema, caminhão passará por uma ponte há mais ou menos um quilômetro do Posto Fiscal e por meio de equipamentos eletrônicos de alta tecnologia será feita a pesagem e a identificação da placa do veículo, em movimento.
Assim que o veículo chegar ao Posto, as informações fornecidas pelo sistema são confrontadas com os dados oriundos da nota fiscal eletrônica, e se estiverem em conformidade, o caminhão e a carga são liberados sem necessidade de paralisação do veículo”, explica Ribeiro.
Fernando Bezerra Coelho, Secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico e Presidente de Suape, declarou que a operacionalização do sistema deve ocorrer entre fim do mês de fevereiro e o início de março de 2010.