Ministro Miguel Jorge e prefeito Gilberto Kassab participaram da solenidade de abertura da FENATRAN

Aconteceu na manhã desta segunda-feira (26/10) a abertura da 17ª edição da FENATRAN – Salão Internacional do Transporte, no Anhembi, em São Paulo. Na ocasião, estiveram presentes o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, o secretário de transportes, Alexandre de Moraes, o presidente da NTC&Logística, Flávio Benatti, o presidente da ANFAVEA, Jackson Schneider, o diretor do Denatran, Alfredo Peres da Silva, entre outros representantes governamentais, entidades de classe e empresários do setor.

Na solenidade de abertura Flávio Benatti agradeceu a presença de todos, deu um panorama do cenário econômico e afirmou que esta edição da FENATRAN é a maior já realizada e que o momento é oportuno para mostrar ao país que o transporte rodoviário de cargas (TRC) está aquecido. “Temos que trabalhar para melhorar a infraestrutura brasileira, tornando, assim, o segmento mais competitivo”, afirmou. Benatti finalizou o discurso falando da expectativa para 2010, além de citar alguns gargalos que o setor sofre e outros temas pertinentes, como a renovação de frota e a preocupação com o meio ambiente. “A expectativa é que muitos bons negócios sejam fechados nesta edição. Boa FENATRAN a todos”, desejou.

O presidente da ANFAVEA, Jackson Schneider, também falou sobre a crise econômica e comentou algumas ações adotadas pelo setor para tentar reverter a situação. Para ele, o mercado está se normalizando. “Estamos prontos para atender o mercado. Não faltarão caminhões para quem quiser comprar”, afirmou.

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, falou que a crise mostrou que o Brasil tem uma economia sólida e um povo confiante, o que fez com que o país não sentisse maiores efeitos da recessão, como foi o caso de outros países. Kassab finalizou o discurso desejando bons frutos a todos os presentes. “Que possamos ter mais um capítulo positivo na história do desenvolvimento brasileiro”, concluiu.

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, representou o presidente Luis Inácio Lula da Silva e mencionou as iniciativas realizadas pelo do governo para que a crise econômica não chegasse com tanta força no Brasil. Jorge falou sobre economia, PAC, renovação de frota, investimentos, entre outros temas pertinentes. “A retomada se deve à sensibilidade do governo a respeito da produção”, afirmou. Com relação aos investimentos em infraestrutura, o ministro afirmou que com a Copa do Mundo, em 2014, e os Jogos Olímpicos, em 2016, o governo voltará a realizar muitas obras. “Vamos retomar projetos importantes para a infraestrutura do país”, finalizou.

Após as apresentações, as autoridades cortaram a faixa inaugural e percorreram a Feira, finalizando a visita no estande da NTC&Logística. “Ficamos muito honrados com a presença do ministro. Isso demonstra a importância do evento para o setor e para o país”, finalizou Benatti.

A Feira, que reúne 355 expositores de 15 países, vai até esta sexta-feira (30/10), das 13 às 21h.