IPI reduzido para caminhões pode seguir até março de 2010
O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, vai sugerir ao Ministério da Fazenda a prorrogação do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) reduzido para caminhões até março de 2010.
A informação foi feita, ontem, dia 10, pelo ministro durante reunião do Grupo de Líderes Empresariais da Região Sul, em Porto Alegre.
Em junho, ao prorrogar a diminuição do IPI para veículos automotores por mais três meses, o governo definiu que as alíquotas voltarão a subir gradualmente a partir de outubro. No caso dos caminhões, o imposto permanece zero até o final do ano.
Contudo, de acordo com Miguel Jorge, problemas burocráticos adiaram o início das medidas para caminhões por quase dois meses. “Tivemos um vazio até a definição realmente entrar em prática. Assim, como dezembro é um mês fraco para o mercado de caminhões, acabamos perdendo três dos seis meses previstos. Por isso, pedirei pelo menos mais três meses, até março de 2010”, afirmou.
“Nossos principais compradores são países que hoje sequer têm atividade econômica. Até quatro meses atrás, por exemplo, a Argentina era nosso principal mercado. Como a economia deles caiu drasticamente, nossas exportações para lá caíram 42%. A saída é procurar outros mercados”, disse.