Governo prorroga isenção de IPI para caminhões até o final de junho de 2010

O governo federal decidiu prorrogar a isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para caminhões novos até 30 de junho do ano que vem. De acordo com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, que assinou a medida na noite de 24 de novembro, a iniciativa é parte da estratégia do governo para diminuir a idade média da frota circulante no País, que hoje é de 18 anos.
Além de estimular a renovação da frota como forma de fortalecer o setor de transporte no Brasil e promover a compra de caminhões novos, a medida também é parte do objetivo do governo federal de desonerar a compra de veículos menos poluentes, mais amigáveis ao meio ambiente. “O governo está preocupado em estimular a economia de energia e reduzir as emissões de gases”, comentou Mantega.

Mercado

Com o anunciado aquecimento do mercado para 2010, o setor de transportes e logística comemora a iniciativa do governo na prorrogação da desoneração tributária sobre a venda de caminhões. As montadoras, que tiveram um ano difícil em 2009, já apostam na retomada das vendas com o benefício.