Empresas devem se adequar ao Sped até o final deste mês

Dia 30 é o prazo final para adequação de empresas ao SPED Contábil. A data se aplica apenas as companhias que apuram tributos com base no lucro real ou possuem um acompanhamento diferenciado da Receita Federal. Para as demais, o prazo final é junho de 2010.
Devido à crise, muitos empresários adiaram o processo de adaptação, o que, segundo a contadora Dora Ramos, é uma atitude perigosa. “A Receita Federal não parece ter a intenção de adiar o prazo, o melhor é se adequar ao Sistema o mais rápido possível”, afirma Dora, que tem mais de vinte anos de experiência contábil.

O prazo do SPED Fiscal, outro segmento do sistema, foi adiado de 31 de maio para 30 de setembro. De acordo com o coordenador do SPED na Receita Federal, Carlos Sussumu, um dos motivos para o adiamento foi a falta de preparação de muitas empresas brasileiras. Ainda segundo Sussumu, não há possibilidade de um novo adiamento, já que muitos estados já não demonstraram interesse em prorrogar o prazo.

SPED

O Sistema Público de Escrituração Digital, ou SPED, é o novo sistema de fiscalização do governo e tem por objetivo integrar a atuação do fisco nas três esferas do governo – municipal, estadual e federal – e uniformizar o processo de coleta de dados. “Espera-se que a fiscalização realizada sobre o imposto de renda se torne mais prática e eficiente”, afirma Dora.